terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O dia da marmota.

Para quem não tem a menor idéia do titulo deste post, um pouco de história, o que dará uma idéia do que vem em seguida. "Dia da Marmota" ou "Feitiço do Tempo" (Groundhog Day – USA 1993) foi um filme de relativo sucesso na época do lançamento, que em geral marcou quem o assistiu, pela peculiaridade do tema e boas atuações, em especial do protagonista Bill Murray.

A idéia central é sobre um determinado dia, que se repete na vida de um repórter, ou seja, tudo acontece exatamente igual à cada dia desde o levantar até o adormecer, e assim vai. Mais detalhes eu omito preservando a curiosidade de eventuais interessados pelo filme, que eu já vi e recomendo.

Trazendo ao nosso dia-a-dia. Hoje cedo estava ouvindo rádio durante o barbear como regularmente faço, tentando saber o que acontece na cidade e pode, de uma forma ou outra, afetar os meus planos. Foi então que, ouvindo as narrativas dos repórteres, cheguei à conclusão que estamos quase vivendo o dia da marmota aqui em S.Paulo e no Brasil.

Salvo alguns acontecimentos excepcionais, a maioria das notícias da manhã não tem absolutamente nada de novo em relação aos dias anteriores, o que me leva à criar, tal qual no mundo dos filmes, o noticiário “marmota”. Basta preencher a data e as variáveis, de acordo com o dia. Vamos por “cadernos”, como são organizados os jornais:

POLITICA NACIONAL 
  • O ministro da ____ (pasta), ratifica que as denuncias de ____ (corrupção, safadeza, nepotismo) são intriga da oposição. ________ (nome do(a) ministro) ratifica que está firme como uma rocha e conta com o apoio da “presidenta”.
  • Caiu por corrupção o ___ (8º, 9º, 10º.... Nº) ministro _____ (nome) da pasta ____ (pasta) do governo Dilma. Em cerimônia de transmissão de cargo no Planalto ontem, a presidenta lamentou a saída e destacou que o desgraçado caiu porque não soube nem roubar direito os excelentes serviços prestados à nação.

 CIDADES 
  • Incendio no barracão da escola de samba _____ (nome) irregularmente sediado em  ______ (viaduto, galpão, rua) causa destruição das porcarias alegorias. Depois de muita alguma choradeira, os vagabundos carnavalescos dizem que o importante é que o desfile não será prejudicado. Quanto ao ____(local), este será interditado por tempo indeterminado. 
  • Prefeito Kassab informa que as multas relativas à ______ (calçadas, cidade-limpa, rodizio etc) continuarão à ser aplicadas normalmente.
  • Acidente entre motoboy e ______ (carro, caminhão, onibus) no marginal _____ (Pinheiros, Tiete) nesta manhã, deixa rastro de congestionamento de ____ (especificar) kilometros. O transito continua infernal na região.

 ESTRADAS
  • Regis Bitencourt tem congestionamento de ____ (10, 100, 1000) km na região de Miracatu. Recentemente descobriu-se que “miracatu” em tupi-guarani quer dizer “local de tombar carretas”. 
  • Raposo Travares continua travada devido à atropelamento de ___ pessoas no km ____ (preencher), que por sinal fica bem próximo à uma passarela reivindicada com queima de pneus e interrupção da pista, e inaugurada recentemente. 

TRAGÉDIAS (varia um pouco conforme o mês)

Devido às fortes chuvas na região de ______ (RJ, MG, ES), _____ milhares de pessoas estão desabrigadas. Os ministros ______, ______, _____ (pastas) interromperam férias em ____ (Paris, Miami, Milão, etc) lamentando e praguejandoem solidariedade às vitimas. Presidenta diz que uma _____ (força-tarefa, secretaria, ministério) será criado para acomodar mais centenas de petistas parasitas e desviar donativos prestar socorro às vitimas e evitar que se repitam as tragédias no ano que vem.

FUTEBOL

Numa época de estiagem futebolística e falta de total de noticias, dirigentes do clube _____ (preencher com qualquer um), declaram que interesse no jogador _____ (qualquer um) é especulação e reafirmam que “não farão loucuras” para reforçar o time.

OUTROS ASSUNTOS

Façam seus próprios comentários. Já deu para captar o espírito da coisa. O importante é que todos os leitores tenham um feliz _____ (2012, 2013......) e a vida continua, com ___ (85%, 100%, 115%) de aprovação do governo e o Brasil respectivamente o  ___ (85º, 100º, 115º) colocado no ranking mundial do IDH !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário